88

+ FESTIVAL

SINGULAR é um ciclo de criação artística pluridisciplinar da Terceira Pessoa que propõe uma programação caracterizada pelo cruzamento de várias disciplinas artísticas e composta por objetos artísticos que resistem a qualquer tentativa de categorização imediata.
Nesta 3ª edição o ciclo acontece em três espaços diferentes – em Castelo Branco na Fábrica da Criatividade e Cine-Teatro Avenida e no Centro Cultural de Alcains – alargando o seu alcance, numa tentativa de envolver novos públicos nas suas propostas. De índole assumidamente pluridisciplinar, as propostas de programação propõem uma experiência de linguagens artísticas e propostas estéticas diversas, que vão desde as artes performativas à instalação, passando pelos cruzamentos disciplinares, sendo marcada também por momentos de residências artísticas, workshops e conversas entre público e artistas.

+ EXPERIMENTAL

De carácter experimental e participativo, SINGULAR motiva a apresentação e partilha de objetos artísticos que procuram provocar os lugares e as especificidades socioculturais da região de Castelo Branco.

+ SINGULAR

Acontecendo no último trimestre de 2022, o ciclo SINGULAR propõe várias experiências artísticas, perfazendo um total de 7 propostas.
A terceira edição deste ciclo inicia-se este ano com uma proposta pluridisciplinar da TERCEIRA PESSOA, através da qual se celebra a primeira década de atividade (2012 – 2022) da estrutura de criação e programação artística. Como projetos e artistas convidados para o ciclo de 2022 contaremos com MEMÓRIA COMUM, LUÍS FERNANDES, ASTA, UM COLETIVO, TEATROMOSCA e SILVANA IVALDI.
Em todos os casos falamos de artistas e projetos com percursos e propostas diversas entre si e que normalmente não têm a oportunidade de se apresentar nesta zona do país.

+ COLABORAÇÃO

Com este ciclo procura-se estimular um movimento de valorização e desenvolvimento cultural fora dos grandes centros, através da apresentação de linguagens artísticas de índole assumidamente experimental, apresentando um programa de artistas com visões singulares sobre o mundo e a contemporaneidade. O ciclo desenrola-se numa dinâmica colaborativa e participativa, promotora do acesso à cultura, numa relação assente no diálogo.

+ CRUZAMENTOS DISCIPLINARES

O cruzamento multidisciplinar das diferentes manifestações artísticas e da diversificação dos modos de estabelecer uma relação com a cultura, designadamente através da fruição e da participação cultural proposto pelo ciclo SINGULAR, reclama um olhar renovado sobre as formas de intervenção artística e sobre o conceito de democratização cultural.