João Dias

NEWTONS

PEDRO PIRES

+ INSTALAÇÃO

+ INSTALAÇÃO_ 04 NOVEMBRO 2023_ 17H00
@FÁBRICA DA CRIATIVIDADE
A escultura “Newtons” é um crânio pixelizado, revestido por cubos de plástico reciclados manualmente a partir de plástico inútil.
O projecto pretende estabelecer um diálogo entre o crânio humano (símbolo da efemeridade e impermanência do ser humano) e o plástico (símbolo do Antropoceno e da preocupação que o ser humano tem com o seu impacto no planeta).
 
Ficha técnica e artística:
Materiais: Plásticos polietileno e polipropileno reciclados, madeira e aço inox.
Dimensões: Crânio: 54 (alt) x 48 (lar) x 70cm (prof); Crânio + Base: 174 (alt) x 100 x 100cm
Pedro Pires – 1978, Luanda, Angola.
Realizou o Mestrado em Artes Visuais na Central Saint Martins College of Art and Design, Londres, Reino Unido, 2010.
Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2005, Portugal. Em 2004 obteve a bolsa Erasmus para a Faculdade de Belas Artes de Atenas, Grécia.
Pedro Pires usa diferentes suportes, técnicas e objectos do dia a dia, que são fortemente utilitários e produzidos industrialmente. Desenvolve estratégias de comunicação, sendo a figura humana um elemento constante no seu trabalho. Na sua pesquisa flutua entre três assuntos principais: um sentimento de identidade deslocada; migração e direitos humanos. Reflecte sobre a sua posição política, social e económica – que é díspar nos países dos quais é nacional, Angola e Portugal.
Das exposições e projectos que participou destacam-se os seguintes locais: Sculpture in the City, Londres, Reino Unido; Fundação Blachere, Bonnieux, França; Bienal Biso, Burkina Faso; Museu de História Natural de Angola, Luanda, Angola; Museu de Belas Artes de Montreal, Canadá; 1:54 Art Fair, Londres, Reino Unido; Lagos Biennial, Nigéria; Cape Town e Joburg Art Fair, África do Sul; Poldra Festival de Escultura Pública, Viseu, Portugal; ExpoChicago, USA; Arco Lisboa, Portugal; Gallery Momo, África do Sul; Festival Política, Lisboa, Braga e Évora, Portugal; Art Paris Grand Palais, França; Delfina Foundation, Londres, Reino Unido; Casa da Cerca, Almada, Portugal; Hangar, Lisboa, Portugal.
 
www.pedropires.pt/